O chamado
A importância do discipulado de Jesus
ESTUDOS
Naiana Rangel (pesquisas on-line)
1/17/20252 min read
Antes de estudarmos e analisarmos a vida dos discípulos de Jesus, vamos compreender um pouco sobre discipulado.
O discipulado iniciou-se antes da vinda de Jesus a terra, já no velho testamento vemos citações com relação ao discipulado.
Discipulado consiste em um grupo de pessoas que tem os mesmos princípios, crenças, propósitos, estilo de vida e ideais.
A palavra discípulo vem do latim, DISCIPULUS que significa aluno ou aprendiz.
Nos textos descritos em I Cr 25:8 e Isaías 8.16 vemos a utilização do termo discípulo, enquanto que no primeiro texto a palavra utilizada é talmyd, que tem sua raiz na palavra lamad, e pode ser traduzido por aprender ou ensinar, no segundo texto a palavra utilizada é limmud5, que pode ser traduzida por ensinado, instruído ou discipulado e também é derivada da palavra lamad.
Podemos ver ainda, na septuaginta, a aplicação do termo mathetés, que traduz o mesmo significado de aluno, aprendiz, pupilo, discípulo.
Há ainda a utilização do termo Akolouthéo (“seguir”), que indica a ação de um homem que responde ao chamado de Jesus, e que se sujeita a uma vida obediência. No grego clássico, esse vocábulo se forma de keleuthos, “um caminho”. Significa “ir para algum lugar com outra pessoa”, “acompanhar”, “ir atrás de alguém”, “seguir”.
No Novo Testamento, as palavras que tem vínculo com o discipulado se aplicam, acima de tudo aos seguidores de Jesus e descrevem a vida de fé, enquanto que no judaísmo do pós-exílio, o discípulo (talmyd), que escolhe subordinar-se a um rabino segue-o em todo lugar aprendendo dele, e, sobretudo servindo a ele.
A bíblia fala que inicialmente Jesus enviou 70 discípulos instruídos por Ele (Lc 10: 1-24), mas após ouvir um dos discursos de Jesus, muitos deles resolveram ir embora (Jo 6: 60-69). É interessante que Jesus, conhecendo o coração deles e após suas partidas, se direciona aos doze, para também saber se eles não se afastariam.
É sobre esses doze, que permaneceram, e que de fato, deixaram tudo para seguir a Jesus que iremos estudar. Homens que cumpriram o seu Ide, e que graças a sua obediência, hoje temos a oportunidade de conhecer a Jesus e recebe-lo como nosso salvador.
Homens que se dispuseram a cumprir o propósito de Deus aqui na terra e participar da maior e melhor revolução que conhecemos: o cristianismo.
